sábado, 3 de abril de 2010

Quinta-feira Santa na Ceia do Senhor


"Tome cada um de vós um cordeiro por família..."
"...então toda a assembleia de Israel o imolará ao entardecer."
(Ex 12, 3-6)

A imolação do cordeiro pascal, feita ao entardecer, é um dos pontos altos da Páscoa. Seu sangue marcou o batente das portas dos israelitas, protegendo da morte seus primogênitos antes da fuga para o Egito.
Hoje, é o sangue de Cristo que é aspergido sobre nós para nos libertarmos da morte eterna.

A segunda leitura da missa de hoje (1cor 11,23-26), é o relato mais antigo que a Tradição da Igreja tem sobre a Eucaristia. Antes mesmo de ser registrada nos Evangelhos, o testemunho de Paulo atesta para a comunidade de Corinto aquilo que ele recebeu do próprio Senhor.

Diferente dos Evangelhos sinóticos (Mt, Mc e Lc), o Evangelho de João, na liturgia de hoje, não se preocupa em ensinar o ritual da última ceia. Na verdade, ele deseja que o significado da entrega de Jesus na cruz, presente nas espécies do pão e do vinho consagrados na Ceia, se torne também na vida deles uma entrega de si mesmo em serviço a todos.

Um comentário:

  1. Esse nosso Deus.... Não tem explicação. Possivelmente nossa maior dificuldade de relacionamento com Ele, é a total entrega Dele por nós e nossos medos de entrega a Ele. Falamos muito porém no momento que de fato devemos estar entregue, sempre "procuramos" ajudar a Deus e acabamos fazendo as coisas da nossa forma.

    ResponderExcluir