domingo, 14 de março de 2010

Estão chegando as flores

Lembra que começamos o tempo da quaresma com a experiência do deserto? Com ele aprendemos que não precisamos ficar com medo da solidão e que há momentos em que realmente precisamos ficar um pouco quietos para tomar certas decisões, ser mais estudioso, ser mais amigo, perdoar alguém, mudar algum hábito ruim, colocar a vida em ordem etc.

Estando mais perto da Páscoa, o nosso deserto começa a se tranformar e a dar sinais de vida. O verde começa a florescer. Como aconteceu com o povo hebreu após tomar posse na terra de Canaã (cf. Js 5, 9-12, na 1ª leitura da missa de hoje), podemos colher os primeiros frutos do nosso esforço. Assim como os israelitas cultivaram a terra e comeram do que ela lhes ofereceu, nós também podemos colher os frutos dos exercícios quaresmais já agora.

Faltando tão pouco para a Páscoa, que frutos você está colhendo na sua caminhada quaresmal?

4 comentários:

  1. A experiência do deserto é muito rica, especialmente quando a utilizamos para nos confrontarmos com nós mesmos e identificarmos nossas angústias,para podermos seguir no caminho de Deus, apontado pelo verde que começa a surgir... Todavia, muitas vezes não conseguimos perceber esse verde, e assim insistimos em permanecer olhando somente a imensidão do deserto.Que nessa altura de nossa caminhada quaresmal possamos ter sensibilidade para perceber os frutos que já estão florescendo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Uma belíssima reflexão para esse tempo MESMO !!!
    Com certeza esse é um tempo de colheita !!! São José, Rogai por nós. Viviane.

    ResponderExcluir
  3. Dia de São José, dia lindo como a missão que lhe foi confiada!
    Obrigada, São José protetor das famílias!

    ResponderExcluir
  4. O melhor lugar para fazer um encontro pessoal com Deus ,é no deserto.Dentro de casa ,longe de sua casa, nos retiros, montes onde você possa parar um pouco para ouví-Lo
    Em meio a tantos barulhos, a Igreja sabiamente nos convida a fazer essa experiência, e com Ele em nossas vidas brota o verde da esperança e a certeza das alegrias do céu.

    ResponderExcluir